As Gerações do Romantismo na Poesia Brasileira

A poesia foi o primeiro e mais expressivo campo de manifestação do Romantismo no Brasil. Através dos versos, os autores deram voz às emoções individuais, ao amor idealizado, ao sentimento nacional e às lutas sociais do século XIX. Abaixo, as três gerações poéticas são apresentadas de modo didático, com características, autores e trechos representativos.

Mapa conceitual: Gerações do Romantismo na Poesia Brasileira

Primeira Geração Romântica: o nacionalismo e o indianismo

A primeira geração, também chamada de geração nacionalista ou indianista, desenvolveu-se a partir de 1836. Reflete o momento em que o Brasil, recém-independente, buscava construir uma identidade nacional própria. A poesia passou a exaltar a pátria, a natureza e o indígena como símbolos da nação.

Características

  • Exaltação da pátria e da natureza;
  • Idealização do índio como herói nacional;
  • Linguagem grandiosa e patriótica;
  • Presença de religiosidade e moralidade cristã.

Autores e obras

Gonçalves de MagalhãesSuspiros Poéticos e Saudades (1836); Gonçalves Dias — versos como Canção do Exílio e I-Juca-Pirama sintetizam o espírito desta fase.

"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;..."

Segunda Geração Romântica: o ultrarromantismo e o mal do século

A segunda geração, conhecida como ultrarromântica ou byroniana (por influência de Lord Byron), destaca-se pela intensificação do sentimentalismo, pela interiorização das emoções e pelo tom melancólico — o chamado "mal do século".

Características

  • Subjetivismo e introspecção profunda;
  • Idealização da mulher e do amor inatingível;
  • Melancolia, tédio e desejo de morte;
  • Fuga da realidade por meio de sonhos e fantasia.

Autores e obras

Álvares de AzevedoLira dos Vinte Anos, Noite na Taverna; Casimiro de AbreuMeus Oito Anos; Fagundes VarelaCântico do Calvário.

"Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;..."

Terceira Geração Romântica: o condoreirismo e o engajamento social

A terceira geração, chamada condoreira ou social, surge na década de 1860 e traz um forte compromisso social. Os poetas passaram a usar a palavra poética como instrumento de denúncia contra injustiças, especialmente a escravidão, e a clamar por liberdade e igualdade.

Características

  • Poesia engajada e libertária;
  • Temas como escravidão, liberdade e ideais republicanos;
  • Linguagem épica e oratória;
  • O poeta como voz do povo.

Autores e obras

Castro AlvesO Navio Negreiro, Vozes d'África; SousândradeO Guesa Errante; Tobias BarretoAmor de Maria.

Trecho adaptado de O Navio Negreiro (início):
"Auriverde pendão da minha terra,..."

Conclusão

As três gerações do Romantismo poético brasileiro — nacionalista/indianista, ultrarromântica e condoreira — mostram a evolução da sensibilidade literária e das preocupações sociais do século XIX. Juntas, formam um conjunto que ajudou a moldar a identidade cultural do Brasil e a orientar movimentos literários posteriores.