Atividade de entrevista e produção do perfil biográfico - 7º ano
A sequência didática “Influenciadores de verdade: quem nos influencia e por quê?” foi elaborada para dialogar com o universo sociocultural dos estudantes, partindo de um tema atual e envolvente: o impacto dos influenciadores em nossas vidas. Ao longo de quatro aulas, os alunos são convidados a refletir sobre quem os inspira, analisando perfis biográficos e textos de opinião com criticidade. A proposta desenvolve habilidades ligadas à leitura, à escrita e à oralidade, por meio de atividades que envolvem a interpretação de textos, a produção de perfis com traços opinativos e a apresentação oral simulando uma entrevista.

A partir da leitura de diferentes perfis – desde figuras conhecidas até pessoas do convívio dos próprios estudantes – a sequência estimula o reconhecimento de vozes diversas e do papel social da linguagem. Os alunos são incentivados a pensar sobre os valores que guiam suas admirações e a expressar suas opiniões por meio da escrita, respeitando as características dos gêneros envolvidos. A oralidade é trabalhada em situação comunicativa autêntica, favorecendo o desenvolvimento da argumentação e da escuta atenta. Ao final, os perfis podem ser apresentados como se fossem entrevistas de um podcast ou programa de TV, promovendo a criatividade e o protagonismo juvenil.
Orientações para aplicação da sequência didática
Para facilitar a aplicação da sequência, os professores podem seguir estas orientações práticas:
- Inicie com uma roda de conversa sobre os influenciadores que os alunos acompanham e os motivos de admiração. Isso ajuda a ativar conhecimentos prévios e engajar a turma.
- Apresente textos-modelo curtos, com perfis de pessoas conhecidas e outras menos midiáticas, equilibrando diversidade e identificação.
- Estimule a reflexão crítica com perguntas norteadoras durante a leitura e proponha comparações entre os perfis analisados.
- Oriente o planejamento do perfil biográfico com base em perguntas simples (quem é, o que faz, por que é admirável), e incentive a inclusão de opinião pessoal no texto.
- Para a oralidade, oriente os alunos a transformar o perfil escrito em uma apresentação no formato entrevista. Encoraje o ensaio em duplas e a interação entre os colegas após cada apresentação.
- Ao final, proponha uma atividade de extensão com criação de uma postagem simulada para redes sociais, como forma de transpor o conteúdo para outros formatos discursivos.
Habilidades comtempladas
A proposta está em consonância com os eixos estruturantes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa para o 7º ano do Ensino Fundamental, especialmente no que se refere às seguintes competências e habilidades:
- EF67LP02 – Analisar a construção de sentidos dos textos a partir dos elementos composicionais e dos contextos de produção e circulação.
- EF67LP23 – Produzir textos pertencentes a diferentes gêneros, com coesão, coerência, considerando o interlocutor e os efeitos de sentido.
- EF69LP52 – Planejar e realizar apresentações orais com clareza, organização das ideias, fluência e adequação linguística.
- Competência geral da área de Linguagens (nº 4 da BNCC) – Utilizar diferentes linguagens para se expressar, produzir sentidos e interagir, respeitando contextos socioculturais e promovendo a autoria e o protagonismo.
Com base nesses fundamentos, a sequência propõe uma aprendizagem ativa, significativa e alinhada aos desafios do século XXI, promovendo letramento crítico e o uso consciente da linguagem – dentro e fora da escola.