Orações Coordenadas e Subordinadas: como reconhecer e classificar
Entenda de forma simples como identificar cada tipo
Compreender a diferença entre orações coordenadas e orações subordinadas é essencial para analisar períodos compostos, construir frases claras e interpretar textos com precisão. Neste conteúdo, você aprenderá a reconhecer, classificar e compreender o efeito de cada tipo de oração.
A seguir, você verá explicações completas, exemplos práticos, uma tabela-resumo e um quiz com gabarito comentado para fixação.
O que são Orações Coordenadas?
As orações coordenadas são independentes sintaticamente. Mesmo ligadas a outras orações, elas possuem sentido completo e autonomia estrutural.
Exemplo: Estudei muito e passei na prova.
Tipos de Orações Coordenadas
Orações Coordenadas Assindéticas
As orações coordenadas assindéticas são aquelas que se ligam a outras orações sem o uso de conjunções. A relação entre elas é indicada principalmente pela pontuação, como vírgula, ponto e vírgula ou dois-pontos. Embora não tenham conectivos explícitos, mantêm autonomia sintática e sentido completo.
Exemplos de orações coordenadas assindéticas:
- Cheguei cedo, organizei tudo.
- Estava com fome, preparei um lanche.
- O sol apareceu, os pássaros cantaram.
- Perdi a hora: saí correndo.
- Pensou bastante; tomou uma decisão.
Orações coordenadas sindéticas
As orações coordenadas sindéticas são aquelas conectadas por conjunções coordenativas, que estabelecem entre elas relações de soma, oposição, alternância, conclusão ou explicação. Diferem das assindéticas (sem conjunção), pois apresentam um termo explícito que indica o sentido da ligação.
Exemplos de orações coordenadas sindéticas:
- Ele estudou e fez o trabalho. (aditiva)
- Queria sair, mas estava cansado. (adversativa)
- Ou você estuda, ou não passa. (alternativa)
- Já é tarde, portanto vou dormir. (conclusiva)
- Vá com calma, porque estamos adiantados. (explicativa)
As orações coordenadas sindéticas subdividem-se conforme o sentido estabelecido pela conjunção empregada.
| Tipo | Sentido | Conjunções | Exemplo |
|---|---|---|---|
| Aditivas | Somam ideias | e, nem, mas também, bem como | Ele estudou e fez os exercícios. |
| Adversativas | Oposição, contraste | mas, porém, contudo, todavia | Quis sair, mas estava chovendo. |
| Alternativas | Alternância, escolha | ou, ora... ora, quer... quer | Ou você estuda, ou não passa. |
| Conclusivas | Conclusão | portanto, logo, assim | Está tarde, portanto vou dormir. |
| Explicativas | Justificativa | porque, que, pois (antes do verbo) | Volte cedo, porque precisamos conversar. |
O que são Orações Subordinadas?
As orações subordinadas dependem sintaticamente da oração principal. Elas completam, explicam ou qualificam outra oração e não possuem autonomia.
Tipos de Orações Subordinadas
As subordinadas classificam-se em três grandes grupos:
1) Orações Subordinadas Substantivas
As subordinadas substantivas exercem função de substantivo: sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo ou agente da passiva.
- Subjetiva: É importante que você participe.
- Objetiva direta: Desejo que tudo dê certo.
- Objetiva indireta: Necessito de que você confirme.
- Predicativa: A verdade é que ele mentiu.
- Completiva nominal: Tenho medo de que ele desista.
- Agente da passiva: Foi dito que a prova seria difícil.
2) Orações Subordinadas Adjetivas
Funcionam como adjetivo, caracterizando um termo da oração. São introduzidas por pronomes relativos (que, quem, onde, o qual...).
• Adjetivas Restritivas
Restringem o sentido do termo antecedente (sem vírgula).
Exemplo: Os alunos que estudaram passaram.
• Adjetivas Explicativas
Acrescentam uma informação extra (com vírgulas).
Exemplo: Os alunos, que estavam cansados, foram dispensados.
3) Orações Subordinadas Adverbiais
Indicam circunstâncias como causa, condição, tempo, concessão, finalidade, comparação, proporção, consequência ou conformidade.
| Tipo | Função | Conjunções | Exemplo |
|---|---|---|---|
| Causal | Indica causa | porque, já que, visto que | Saí porque estava tarde. |
| Condicional | Condição | se, caso, desde que | Se estudar, vai passar. |
| Temporal | Tempo | quando, enquanto, assim que | Quando cheguei, começou a chover. |
| Final | Objetivo | para que, a fim de que | Estudei para que tivesse bons resultados. |
| Concessiva | Contraste | embora, mesmo que | Embora estivesse cansado, continuou. |
| Comparativa | Comparação | como, assim como, mais... do que | Ele corre mais do que eu. |
| Consecutiva | Resultado | tanto que, de modo que | Falou tanto que cansou. |
| Conformativa | Conformidade | como, segundo, conforme | Fez tudo conforme explicaram. |
| Proporcional | Proporção | à medida que, quanto mais | Quanto mais estuda, melhor escreve. |
Tabela-resumo
| Categoria | Função | Exemplo |
|---|---|---|
| Coordenada Aditiva | Soma | Estudei e revisei. |
| Subordinada Substantiva Subjetiva | Age como sujeito | Que você venha é importante. |
| Subordinada Adjetiva Restritiva | Restringe o sentido | Os alunos que estudaram passaram. |
| Subordinada Adverbial Causal | Expressa causa | Não fui porque estava doente. |
Quiz — Orações Coordenadas e Subordinadas
Questão 1 — A oração destacada é de qual tipo?
“Quando cheguei, todos já estavam prontos.”
A) Coordenada aditiva
B) Subordinada adverbial temporal
C) Subordinada adjetiva restritiva
D) Coordenada explicativa
Qual está correta?
Questão 2 — Em “Estudei muito, mas errei a questão”, qual é o tipo de oração?
A) Coordenada adversativa
B) Subordinada causal
C) Coordenada alternativa
D) Subordinada concessiva
Questão 3 — Classifique a oração destacada:
“É necessário que todos participem.”
A) Subordinada substantiva subjetiva
B) Subordinada substantiva objetiva direta
C) Subordinada adverbial final
D) Subordinada adjetiva
Questão 4 — Em “Os alunos que faltaram perderam a explicação”, qual é o tipo de oração?
A) Adjetiva restritiva
B) Adjetiva explicativa
C) Substantiva completiva
D) Adverbial causal
Questão 5 — Em “Trabalhou tanto que desmaiou”, a oração é:
A) Adverbial causal
B) Adverbial consecutiva
C) Coordenada aditiva
D) Subordinada substantiva
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